Decidimos visitar a cidade de Frei Rogério localizada no oeste de Santa Catarina, que tem cerca de 3000 mil habitantes o município recebeu imigrantes italianos, japoneses, poloneses e alemães que vieram após a Segunda Guerra Mundial.

Foi isso que nos levou até o Parque Sino da Paz foi inaugurado em outubro de 2002, para relembrar o acontecimento da bomba atômica lançada sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki na 2ª Guerra Mundial, homenageia as vítimas e seus sobreviventes de Explosões de Bombas Atômicas.

O parque localizado no terreno de Kazumi Ogawa na Comunidade de Núcleo Celso Ramos em Frei Rogério. Ogawa é um dos sobreviventes do holocausto que acabou com os sonhos e com a vida de mais de 230 mil japoneses, na maioria deles mulheres e crianças.

Em sua inauguração teve a presença do Secretário de Educação do Estado e da delegação da província de Nagasaki. Na cerimônia foi assinada a “Declaração da Paz” e enviada para UNESCO. O evento foi transmitido diretamente para o Japão, pela rede de televisão NHK. Em todo o mundo só existem três sinos iguais a este, um está na sede da ONU, outro na cidade de Hiroshima e um em Frei Rogério. Em breve o parque contará também com um museu, o qual terá acervos históricos da 2ª Guerra Mundial, todos cedidos pelo governo japonês.

Anualmente em ocasiões especiais como nos dias 06 e 09 de agosto – datas que marcaram o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki – é realizada a cerimônia da badalada do sino, onde a emoção toma conta dos sobreviventes da Guerra.

O monumento de 28 metros de altura, que suas linhas de estruturas foram baseadas no pássaro Tsuru, que simboliza a paz para os japoneses, o monumento abriga um sino de bronze que pesa mais de 40 kilos e tem mais de 400 anos, este foi um presente do governo do Japão para o nosso país.

 

Veja nosso passeio no Parque Sino da Paz:

 

Veja nossa rota até o Parque Sino da Paz: