Fomos até Urupema uma cidade da Serra Catarinense conhecida como a Capital Nacional do Frio. Dessa vez deixamos de lado o um dos principais atrativos turísticos da cidade que é o Morro das Torres (Campo Novo ou Morro das Antenas), que é um dos pontos mais altos do estado com 1733 metros de altitude muito visitado no inverno devido ser o único local do país onde temos a formação do sincelo.

Para quem não conhece o sincelo é um fenômeno meteorológico que acontece em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2 °C a -8 °C e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão quando estas entram em contato com a superfície das árvores por exemplo.

Mas desta vez aproveitamos o calor de Urupema para conhecer a localidade de Contendas. Quando a localidade ainda se chamava Distrito de Sant Ana e pertencia a São Joaquim ela presenciou uma revolução liderada pelo gaúcho federalista Leonel Rocha. Em janeiro de 1927, a força pública de Santa Catarina venceu os revoltosos no Morro do Combate, na época era conhecido como Morro do Chimarrão.

Portanto na Rota das Contendas temos a oportunidade de visitar o cenário de uma revolução e apenas 2km do Morro do Combate fica a Cachoeira das Contendas, nosso destino de hoje. Da praça central até o início da trilha são 13km praticamente todo em estrada de chão, a trilha tem cerca de 600 metros com duração de 15 min sendo de fácil acesso e com escadaria rústica para acessar a base da cachoeira.

Veja nosso passeio na Cachoeira das Contendas:

 

Veja nossa rota até a Cachoeira das Contendas: