Para quem ama motocicletas, pegar a estrada é sempre um bom motivo, seja para visitar um amigo, passear ou até mesmo encarar uma nova aventura. Sentira aquela sensação de liberdade, apreciar cada paisagem, parada tornando cada momento único na viagem.
Mas para isso um motociclista de primeira viagem ou mais experiente, deve sempre levar em consideração alguns itens antes de pegar a estrada, como manutenção da sua moto, itinerário e condições climáticas.

Revisar a moto é antecipar problemas

Uma revisão não deve ser deixada para última hora, pois para ser executada tem diversos itens a seguir. Escolha sua oficina de confiança e pergunte sobre os itens e tempo para realização do serviço, dica sempre após revisar a sua moto ande com ela para assim garantir que o serviço foi realizado de forma adequada e não terá nenhum problema na estrada.
Um checklist básico de itens a serem verificados seria o sistema de arrefecimento, óleo do motor e o filtro de óleo, kit de relação ou transmissão, freios, sistema elétrico e por fim, mas não menos importante os pneus.

Roupa para andar de moto

Um complemento da moto, é a roupa adequada para garantir a segurança e conforto durante a viagem. Independente do tecido que gosta utilize calças e jaquetas e luvas que possuem proteção extra para quedas, algumas são impermeáveis o que torna dispensável a capa de chuva.
Outro item, mas não menos importante é o capacete sempre priorize a segurança e depois o estilo, um ótimo capacete deve proteger o seu rosto inteiro, portanto opte por capacetes fechados que o encaixe em sua cabeça seja perfeito que não irá voar em caso de acidente.

Descanse antes e durante o passeio de moto

Fundamental sei que ficamos um pouco ansiosos quando iremos fazer uma viagem, uma boa noite de sono no dia anterior vai garantir a você e a garupa tenham um total foco na estrada e no roteiro que irão fazer.
Uma dica que recebi não me recordo de quem é parar a cada 100km em viagens longas nem que seja para esticar as pernas ou abastecer por exemplo isso vai garantir um fôlego extra e ficara menos cansado no final do dia.

Bagagem

Tendo ou não baús, levando em mochilas devemos sempre ter em mente que o excesso de bagagem compromete a segurança o que pode prejudicar a viagem. Menos é sempre mais mas claro tem alguns itens que sempre devemos levar em viagens e não se esqueça de colocar os seus documentos em um saco plástico para proteger caso pegue alguma condição climática desfavorável.

Planejar a rota

Fazer um planejamento prévio, estudar um pouco o caminho, ajuda a minimizar os imprevistos como ter uma moto onroad e não saber que a estrada tinha um trecho offroad e assim ter que rodar a mais devido não conseguir se deslocar pelo caminho inicial.
Tenha planejado as paradas para abastecimento e alimentação e leve em consideração antes de sair de viagem a consulta dos radares meteorológicos e a previsão do tempo dos locais onde irá passar no dia, assim pode se prevenir em caso de temporal ou até mesmo adiar.

Transito

Quando estiver pilotando sua moto tenha total atenção no trânsito, use sempre as setas quando irá realizar as manobras na via, não se esqueça de verificar o retrovisor mas nunca confie 100% pois existem pontos cegos assim como nos outros veículos.
Se posicione sempre no alcance do retrovisor alheio, tente sempre se manter visto, pois a maioria dos condutores de carros maiores, ônibus e caminhões tem essa dificuldade de visualização, por isso tenha atenção redobrada nas ultrapassagens.

Dica extra se for viajar com Garupa

Levar alguém na garupa pode ser muito divertido, mas o piloto deve ter atenção redobrada, pois a pilotagem muda completamente, ainda mais se o passageiro não tiver nenhuma noção de como andar de moto, o equilíbrio ficará comprometido.