Criado em julho de 1961 para proteção dos remanescentes da Matas de Araucárias que são encontradas em abundância dentro dos 49.800 hectares. O acesso na parte alta se faz pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra, já na parte baixa temos Orleans, Grão Pará e Lauro Muller.

A unidade de conservação com Bioma da Mata Atlântica, serve para preservar as nascentes dos rios que forma as bacias do Canoas, Tubarão e Pelotas. Sua formação geológica datada em aproximadamente 133 milhões de anos é composta de rochas vulcânicas denominadas como Basalto que em conjunto com as formações de Arenito é um local propício para recarga e descarga do Aquífero Guarani.

Com uma paisagem magnífica, os cartões postais são a pedra furada e o morro da Igreja com 1822 metros de altitude. No centro do parque nos campos de Santa Barbara possuem áreas bastante elevadas, com altitudes acima de 1650 metros. Outra atração do Parque é o Cânion das Laranjeiras.

O parque é aberto a visitação pública e não são cobradas taxas, é exigido o acompanhamento de guias credenciados para fazer trilhas na unidade. O acesso ao morro da igreja e por estrada pavimentada com cerca de 27km de Urubici. Para visitas o Cânion Laranjeiras é preciso sair de Bom Jardim da Serra com cerca de 12km por estrada de chão em estado ruim e como são propriedades privadas são cobrados ingressos.

Eu e a Geovanna escolhemos percorrer uma estrada de chão com 41km por dentro do parque que vai de Urubici até Bom Jardim da Serra e fomos surpreendidos pela beleza do local como podem conferir nas fotos e no vídeo, nesta estrada é possível avistar os principais atrativos e até mesmo passar por um cemitério muito antigo ao lado a estrada e ver até mesmo o Parque Eólico do Cânion da Ronda.

 

 

 

Veja nosso passeio pelo Parque Nacional de São Joaquim:

 

Veja nossa rota por dentro do Parque Nacional de São Joaquim: