Estivemos na terra da cana-de-açúcar mais especificamente na cidade de Celso Ramos, primeiramente para  conhecer a Ponte Pênsil Ponte Olavio Maravai  que fica localizada na antiga rodovia SC – 390 que ligava Celso Ramos à Campos Novos.

Após esse passeio em meio a Vale do Rio Canoas decidimos ir até o Parque Municipal Furnas do Brechó que tem uma área de 96 mil m² fomos atraídos pela sua cascata e galeria. Uma furna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos.

Para chegar ao parque você vai percorrer aproximadamente 13km por estrada de chão com destino a Comunidade Nossa Senhora Salete, estrada com uma paisagem muito bonita em meio a plantações e mata, uma curiosidade que o parque é bem próximo ao encontro do Rios o Canoas e o Pelotas, um contato direto com a natureza e a linda paisagem da região.

Dentro do parque temos a Capela Rosa Mística espaço destinado as orações, com infraestrutura e área verde para camping, porém deve levar todos os itens já que não há local para venda de agua ou comida por exemplo.

O acesso as Furnas do Brechó é uma caminhada com um nível de dificuldade um pouco elevado já que na mata fechada e a sua trilha vai costeando o paredão, caso a trilha esteja molhada as pedras são extremamente lisas o que torna o passeio muito perigoso e não recomendado.

Quem deseja ter uma visão uma pouco diferente das Furnas do Brechó e ama uma aventura, muita adrenalina e emoção, um esporte radical que é realizado no local é o rapel, porém deve realizar agendamento.

O local ainda foi referência histórica, em 17/08/1897 ocorreu a Guerra Canudinho de Lages, a caverna nesse episódio serviu de abrigo a população local ficando então conhecida como Furnas do Brechó.

 

Veja nosso passeio nas Furnas do Brechó:

 

Veja nossa rota até as Furnas do Brechó: