Nosso destino de hoje fica na região oeste de Santa Catarina na cidade de Celso Ramos que tem cerca de 3000 habitantes, com uma economia baseada na agricultura famosa pela produção de leite e cana-de-açúcar.

Como estava um dia lindo de sol além da famosa Ponte Pênsil sobre o rio Canoas que fica na divisa de Celso Ramos e Campos Novos que era o principal objetivo sobrou tempo e ainda pude fazer a trilha da Furnas do Brechó uma cachoeira incrível.

Saímos de Lages aproximadamente 9hrs percorremos 160km até o centro de Celso Ramos onde começa o nosso trecho de estrada de chão cerca de 10km com uma paisagem recompensadora, quando falta cerca de 4km iremos descer até a cabeceira da ponte em meio ao Vale do Rio Canoas.

A história da ponte tem fatos interessantes como em 1999 foi inaugurada a primeira ponte pênsil sobre o leito do Rio Canoas, construída a partir da ideia do Olavio Maravai, homenageando o seu pai Realino Maravai, que possibilitava a passagem de carros e pedestres uma ligação entre Celso Ramos e Campos Novos.

Com as obras da Usina Hidrelétrica Campos Novos a antiga ponte fica submersa, porém ela servido de base para a construção atual da Ponte Pênsil Olavio Maravai inaugurada em 10/11/2001 tornando-se um ponto turístico e cartão postal no Vale do Rio Canoas.

Com seus 250 metros de extensão foi muito divertido cruzar, pois a mesma balança um pouco chegando a dar aquele friozinho na barriga. Hoje esse acesso em ambos os lados é utilizado apenas para acessar o Rio Canoas para barcos de pescar e esportes aquáticos, mas sem dúvida é um lugar que vale a pena visitar.

Vale lembrar que atualmente o acesso a ponte é possível somente por Celso Ramos já que Campos a rodovia SC390 não possui manutenção e praticamente tornou trechos inexistentes ou seja sumiu a estrada.

 

 

Veja nosso passeio na Ponte Pênsil Olavio Maravai:

 

Veja nossa rota até a Ponte Pênsil Olavio Maravai: